Percepção dos profissionais da equipe de enfermagem sobre o cuidar de pacientes em cuidados paliativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2673

Palavras-chave:

Cuidado paliativo, Equipe de enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender a percepção dos profissionais de enfermagem em relação ao cuidar de pacientes em cuidados paliativos. Método: trata-se de um estudo de natureza qualitativa, na abordagem fenomenológica, desenvolvido em uma instituição hospitalar do Sul de Minas Gerais. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista aberta, pela questão norteadora: como é para você cuidar de pacientes em cuidados paliativos? A análise de dados foi segundo a compreensão existencialista de Heidegger. Resultados: foram apreendidas três categorias: o ser profissional de enfermagem na assistência a pacientes em cuidados paliativos; ser profissional de enfermagem e o outro: relação interpessoal com o paciente e a família e o ser profissional de enfermagem: a formação e a equipe multiprofissional. Conclusão: o estudo evidenciou situações que levam a expressões de sentimentos e emoções, reconhecimento da humanização e a necessidade de capacitação do profissional de enfermagem atuante na assistência paliativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Helena de Alcantara, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Vanessa Lourenço de Almeida, Universidade Federal de Alfenas

Discente em Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Márcia Gabriela Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Maria Betânia Tinti de Andrade, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Eliza Maria Rezende Dázio, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Zélia Marilda Rodrigues Resck, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

de Alcantara, E. H., de Almeida, V. L., Nascimento, M. G., de Andrade, M. B. T., Dázio, E. M. R., & Resck, Z. M. R. (2018). Percepção dos profissionais da equipe de enfermagem sobre o cuidar de pacientes em cuidados paliativos. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2673

Edição

Seção

Artigos Originais