Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações de enfermagem

Autores

  • Alexandra do Nascimento Cassiano Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-0475-5825
  • Carlos Jordão De Assis Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isadora Lorenna Alves Nogueira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tatiane Maria Nóbrega Elias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Amazonas
  • Rejane Maria Paiva De Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3900

Palavras-chave:

, Estudo de Validação, Tecnologia educacional, Enfermagem, Bibliometria, Dissertação Acadêmica.

Resumo

Objetivo: Analisar as estratégias metodológicas utilizadas para a validação de tecnologias educacionais em teses e dissertações de enfermagem no Brasil. Método: Trata-se de um estudo documental bibliométrico. A busca foi realizada no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O mapeamento considerou o perfil das produções e das tecnologias educacionais, as estratégias de validação e a aplicação da lei de Zipt. A análise foi realizada com o Statistical Package for the Social Sciences 21.0 e o IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Resultados: Obtiveram-se 156 produções. O perfil das produções foi de dissertações de mestrado acadêmico, consideradas estudos metodológicos, estando a maioria desenvolvida na região Nordeste do País. As tecnologias educacionais corresponderam a materiais impressos ou audiovisuais, direcionados à comunidade e à área de enfermagem médico-cirúrgica. O processo de validação ocorreu, em sua maioria por concordância, com participação de juízes especialistas e da população-alvo, com uso de instrumentos validados e aplicação do Índice de Validação de Conteúdo. A partir da aplicação da Lei de Zipt, destacaram-se validação, juiz e estudo metodológico. Conclusão: O mapeamento propiciou a visibilidade da produção científica, indicando um conhecimento com distribuição desigual no que tange à região onde se produz tal capital intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra do Nascimento Cassiano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carlos Jordão De Assis Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Enfermagem. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isadora Lorenna Alves Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tatiane Maria Nóbrega Elias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em enfermagem. Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Pós-doutorado Senior em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora visitante na Universidade do Estado do Amazonas. Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais. Docente Permanente do Mestrado Profissional de Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Cassiano, A. do N., Silva, C. J. D. A., Nogueira, I. L. A., Elias, T. M. N., Teixeira, E., & Menezes, R. M. P. D. (2020). Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3900

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura