Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1578Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Laboratórios, Pesquisa qualitativa.Resumo
Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, Eline Lima Borges, Poliana Cristina Soares, Saymon Fernando dos Santos, Allana dos Reis Corrêa, Salete Maria de Fátima Silqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.