Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1578Keywords:
Estudantes de enfermagem, Laboratórios, Pesquisa qualitativa.Abstract
Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.