Experiências pedagógicas vivenciadas na disciplina Competências e Habilidades para Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.246Palavras-chave:
Competência, Gestão de pessoal em saúde, Educação em enfermagem, Capacitação de recursos humanos em saúde.Resumo
Trata-se de um relato de experiência que objetiva relatar a experiência pedagógica vivenciada pelos alunos e pela docente durante a disciplina optativa “Competências e Habilidades para a Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde”, oferecida aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Diante da complexidade dos conteúdos e da necessidade de aproximar os futuros enfermeiros com o contexto de trabalho, adotou-se o modelo de Educação de Laboratório como referencial metodológico para abordagem das temáticas, com a utilização de oficina, esquete, dinâmica de grupo e elaboração de texto no formato científico como estratégias pedagógicas. Essas estratégias possibilitaram a reflexão sobre a importância das habilidades relacionais na atuação do enfermeiro, sobretudo, a observação, a escuta e a comunicação, abordadas na disciplina. Além disso, as estratégias favoreceram a sensibilização quanto à importância dos cinco sentidos e das habilidades relacionais para a qualidade das relações interpessoais, a análise mais aprofundada das situações vivenciadas pelos enfermeiros em sua atuação profissional e a realização de pesquisas científicas. A utilização de estratégias pedagógicas inovadoras, baseadas no aprendizado teórico-vivencial, desperta no discente o interesse e o envolvimento no seu próprio aprendizado e em sua formação profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Carla Aparecida Spagnol, Amanda Nathale Soares, Belisa Vieira Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.