Experiências pedagógicas vivenciadas na disciplina Competências e Habilidades para Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.246Keywords:
Competência, Gestão de pessoal em saúde, Educação em enfermagem, Capacitação de recursos humanos em saúde.Abstract
Trata-se de um relato de experiência que objetiva relatar a experiência pedagógica vivenciada pelos alunos e pela docente durante a disciplina optativa “Competências e Habilidades para a Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde”, oferecida aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Diante da complexidade dos conteúdos e da necessidade de aproximar os futuros enfermeiros com o contexto de trabalho, adotou-se o modelo de Educação de Laboratório como referencial metodológico para abordagem das temáticas, com a utilização de oficina, esquete, dinâmica de grupo e elaboração de texto no formato científico como estratégias pedagógicas. Essas estratégias possibilitaram a reflexão sobre a importância das habilidades relacionais na atuação do enfermeiro, sobretudo, a observação, a escuta e a comunicação, abordadas na disciplina. Além disso, as estratégias favoreceram a sensibilização quanto à importância dos cinco sentidos e das habilidades relacionais para a qualidade das relações interpessoais, a análise mais aprofundada das situações vivenciadas pelos enfermeiros em sua atuação profissional e a realização de pesquisas científicas. A utilização de estratégias pedagógicas inovadoras, baseadas no aprendizado teórico-vivencial, desperta no discente o interesse e o envolvimento no seu próprio aprendizado e em sua formação profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.