Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508Palavras-chave:
Ensino, Exercício de simulação, Triagem, Simulação de paciente.Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento, a satisfação e autoconfiança de estudantes de cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, que participaram da simulação realística. Métodos: Trata-se de estudo quase experimental, exploratório e analítico, sobre a utilização do método de ensino tradicional com aula expositiva e método de ensino com simulação realística. Para coleta dos dados, utilizou-se formulário de caracterização dos participantes, avaliação de conhecimento e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem. Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Resultados: A cada método de ensino utilizado houve ganho de conhecimento dos participantes (p<0,001). Em relação à escala de satisfação e autoconfiança, os estudantes demonstraram satisfação e autoconfiança com a simulação realística (p<0,001). A integração do método tradicional com simulação, teoria e prática mostrou-se eficaz para a aquisição e, consequentemente, evolução do conhecimento. Conclusão: A simulação é um método que permite aprimorar o conhecimento do estudante e proporcionar maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
16-07-2018
Como Citar
Ferreira, R. P. N., Guedes, H. M., Oliveira, D. W. D., & Miranda, J. L. de. (2018). Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2018 Raína Pleis Neves Ferreira, Helisamara Mota Guedes, Dhelfeson Willya Douglas Oliveira, João Luiz de Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.