Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508Keywords:
Ensino, Exercício de simulação, Triagem, Simulação de paciente.Abstract
Objetivo: Avaliar o conhecimento, a satisfação e autoconfiança de estudantes de cursos de graduação em Enfermagem e Medicina, que participaram da simulação realística. Métodos: Trata-se de estudo quase experimental, exploratório e analítico, sobre a utilização do método de ensino tradicional com aula expositiva e método de ensino com simulação realística. Para coleta dos dados, utilizou-se formulário de caracterização dos participantes, avaliação de conhecimento e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem. Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Resultados: A cada método de ensino utilizado houve ganho de conhecimento dos participantes (p<0,001). Em relação à escala de satisfação e autoconfiança, os estudantes demonstraram satisfação e autoconfiança com a simulação realística (p<0,001). A integração do método tradicional com simulação, teoria e prática mostrou-se eficaz para a aquisição e, consequentemente, evolução do conhecimento. Conclusão: A simulação é um método que permite aprimorar o conhecimento do estudante e proporcionar maior satisfação e autoconfiança na aprendizagem.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-07-16
How to Cite
Ferreira, R. P. N., Guedes, H. M., Oliveira, D. W. D., & Miranda, J. L. de. (2018). Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2508
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.