Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Estresse Psicológico, Saúde Mental.Resumo
Objetivos: identificar os níveis de estresse e caracterizar a sintomatologia entre discentes de graduação em enfermagem de um Instituto Federal de Ensino. Método: Estudo descritivo transversal cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp e de um questionário sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: A análise evidenciou que 73,7% dos alunos apresentavam algum nível de estresse, com destaque para sintomas na fase de resistência. Os sintomas predominaram entre acadêmicos autodeclarados pardos (80,0%), provenientes de escolas públicas (74,3%), não cotistas (74,1%), repetentes (83,3%) e entre acadêmicos que não trabalham formalmente (73,8%). O desfecho foi associado às variáveis independentes: tipo de cota (p = 0,019), período letivo (p = 0,003) e uso de medicamentos (p = 0,04). Quanto à sintomatologia apresentada, predominaram os sintomas de caráter psicológico, apresentados por 50% da amostra. Conclusão: todos os períodos do curso avaliado apresentaram estresse em nível variado o que merece a atenção por parte da instituição e do corpo docente no sentido de rever as metodologias adotadas, bem como propor ações que visem o bem-estar e o desempenho acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
10-09-2018
Como Citar
Santana, L. de L., Beljaki, W. D., Gobatto, M., Haeffner, R., Antonacci, M. H., & Buzzi, J. A. P. (2018). Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2018 Leni de Lima Santana, Walkiria Denipotti Beljaki, Mariangela Gobatto, Rafael Haeffner, Milena Hohmann Antonacci, Jane Aparecida Pereira Buzzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.