Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738Keywords:
Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Estresse Psicológico, Saúde Mental.Abstract
Objetivos: identificar os níveis de estresse e caracterizar a sintomatologia entre discentes de graduação em enfermagem de um Instituto Federal de Ensino. Método: Estudo descritivo transversal cuja coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp e de um questionário sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores. Os resultados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: A análise evidenciou que 73,7% dos alunos apresentavam algum nível de estresse, com destaque para sintomas na fase de resistência. Os sintomas predominaram entre acadêmicos autodeclarados pardos (80,0%), provenientes de escolas públicas (74,3%), não cotistas (74,1%), repetentes (83,3%) e entre acadêmicos que não trabalham formalmente (73,8%). O desfecho foi associado às variáveis independentes: tipo de cota (p = 0,019), período letivo (p = 0,003) e uso de medicamentos (p = 0,04). Quanto à sintomatologia apresentada, predominaram os sintomas de caráter psicológico, apresentados por 50% da amostra. Conclusão: todos os períodos do curso avaliado apresentaram estresse em nível variado o que merece a atenção por parte da instituição e do corpo docente no sentido de rever as metodologias adotadas, bem como propor ações que visem o bem-estar e o desempenho acadêmico.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-09-10
How to Cite
Santana, L. de L., Beljaki, W. D., Gobatto, M., Haeffner, R., Antonacci, M. H., & Buzzi, J. A. P. (2018). Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2738
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.