Interface entre saúde e educação no processo de inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3550Palavras-chave:
Crianças com deficiência, Educação especial, Inclusão educacional, Enfermagem.Resumo
Objetivo: Analisar como se configura a articulação entre profissionais da educação, da saúde e familiares no processo de inclusão escolar. Método: Estudo qualitativo interpretativo, orientado pelo referencial de Boaventura de Sousa Santos que contou a com participação de 43 entrevistados. As entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: A análise permitiu identificar três categorias: a família no contexto da inclusão escolar e a relação com a escola; a atenção à criança no Sistema Único de Saúde na perspectiva dos profissionais da educação e a desarticulação entre profissionais da educação e da saúde. Conclusão: Há ausência de interação entre a enfermagem e outros profissionais de saúde com a educação. Na perspectiva dos profissionais da educação e dos cuidadores, as dificuldades relacionadas aos atendimentos de saúde no SUS, como a demora dos procedimentos e a falta de especialistas, constituem-se em desafios para o processo de inclusão, considerando que conhecer a condição da criança é um aspecto que favorece adaptações ao seu processo de aprendizagem. Os profissionais reconhecem que, no cenário de investigação, a articulação entre profissionais da educação e da saúde poderia contribuir, consideravelmente, para o aprendizado infantil. Entretanto este estudo ressalta a importância da atuação do enfermeiro no cenário da inclusão escolar com equipe multidisciplinar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-10-2020
Como Citar
de Souza, M. S., de Souza, R. L., de Paula, N. C. P., & Braga, P. P. (2020). Interface entre saúde e educação no processo de inclusão escolar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3550
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2020 Meriele Sabrina de Souza, Rhillary Lorrayne de Souza, Nayara Cristine Protte de Paula, Patrícia Pinto Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.