Interface entre saúde e educação no processo de inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3550Keywords:
Crianças com deficiência, Educação especial, Inclusão educacional, Enfermagem.Abstract
Objetivo: Analisar como se configura a articulação entre profissionais da educação, da saúde e familiares no processo de inclusão escolar. Método: Estudo qualitativo interpretativo, orientado pelo referencial de Boaventura de Sousa Santos que contou a com participação de 43 entrevistados. As entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: A análise permitiu identificar três categorias: a família no contexto da inclusão escolar e a relação com a escola; a atenção à criança no Sistema Único de Saúde na perspectiva dos profissionais da educação e a desarticulação entre profissionais da educação e da saúde. Conclusão: Há ausência de interação entre a enfermagem e outros profissionais de saúde com a educação. Na perspectiva dos profissionais da educação e dos cuidadores, as dificuldades relacionadas aos atendimentos de saúde no SUS, como a demora dos procedimentos e a falta de especialistas, constituem-se em desafios para o processo de inclusão, considerando que conhecer a condição da criança é um aspecto que favorece adaptações ao seu processo de aprendizagem. Os profissionais reconhecem que, no cenário de investigação, a articulação entre profissionais da educação e da saúde poderia contribuir, consideravelmente, para o aprendizado infantil. Entretanto este estudo ressalta a importância da atuação do enfermeiro no cenário da inclusão escolar com equipe multidisciplinar.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2020-10-01
How to Cite
de Souza, M. S., de Souza, R. L., de Paula, N. C. P., & Braga, P. P. (2020). Interface entre saúde e educação no processo de inclusão escolar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3550
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2020 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.