A implementação do programa saúde na escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3566Palavras-chave:
, Serviços de saúde escolar, Educação, Estratégia saúde da família, Educação em saúde, Sociologia, Atividades cotidianasResumo
Objetivo: Compreender a adesão e implementação do Programa Saúde na Escola em três municípios de Minas Gerais, Brasil. Métodos: Estudo de casos múltiplos holístico-qualitativo fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, em municípios de regiões sanitárias distintas do estado de Minas Gerais, em 2016. Totalizaram-se 91 participantes, sendo 53 profissionais da educação e 38 da área da saúde. Resultados: apontam a relevância do Programa e do elo Saúde e Educação para a prevenção de riscos e agravos e a promoção da saúde; os desafios enfrentados se mostram na incipiente integração entre os setores, nas ações descontínuas e pontuais, na escassez de recursos humanos, e no desconhecimento do Programa Saúde na Escola ou de seus pressupostos por alguns profissionais. Conclusão: ao analisar a implementação do Programa Saúde na Escola e o cotidiano de trabalho expresso pelos profissionais da Saúde e da Educação, observou-se diferentes impasses e formas de implementação prática frente à sua gênese.Downloads
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Copyright (c) 2020 Paula Luciana Gonçalves Pereira, Myriam Dantas Pereira, Rafaela das Graças Santiago Faria, Darilene Rocha Cordeiro, Fernanda Moura Lanza, Selma Maria Fonseca Viegas
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CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
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