Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3900Palavras-chave:
, Estudo de Validação, Tecnologia educacional, Enfermagem, Bibliometria, Dissertação Acadêmica.Resumo
Objetivo: Analisar as estratégias metodológicas utilizadas para a validação de tecnologias educacionais em teses e dissertações de enfermagem no Brasil. Método: Trata-se de um estudo documental bibliométrico. A busca foi realizada no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O mapeamento considerou o perfil das produções e das tecnologias educacionais, as estratégias de validação e a aplicação da lei de Zipt. A análise foi realizada com o Statistical Package for the Social Sciences 21.0 e o IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. Resultados: Obtiveram-se 156 produções. O perfil das produções foi de dissertações de mestrado acadêmico, consideradas estudos metodológicos, estando a maioria desenvolvida na região Nordeste do País. As tecnologias educacionais corresponderam a materiais impressos ou audiovisuais, direcionados à comunidade e à área de enfermagem médico-cirúrgica. O processo de validação ocorreu, em sua maioria por concordância, com participação de juízes especialistas e da população-alvo, com uso de instrumentos validados e aplicação do Índice de Validação de Conteúdo. A partir da aplicação da Lei de Zipt, destacaram-se validação, juiz e estudo metodológico. Conclusão: O mapeamento propiciou a visibilidade da produção científica, indicando um conhecimento com distribuição desigual no que tange à região onde se produz tal capital intelectual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
30-12-2020
Como Citar
Cassiano, A. do N., Silva, C. J. D. A., Nogueira, I. L. A., Elias, T. M. N., Teixeira, E., & Menezes, R. M. P. D. (2020). Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3900
Edição
Seção
Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandra do Nascimento Cassiano, Carlos Jordão De Assis Silva, Isadora Lorenna Alves Nogueira, Tatiane Maria Nóbrega Elias, Elizabeth Teixeira, Rejane Maria Paiva De Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.