Educação em saúde nas mídias sociais sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4371Palavras-chave:
Educação em Saúde, Rede Social, Relações Comunidade-Instituição, Recém-Nascido, EnfermagemResumo
Objetivo: descrever a experiência de educação em saúde nas mídias sociais sobre cuidados domiciliares com recém-nascidos no contexto da pandemia da COVID-19. Método: relato de experiência sistematizado em cinco tempos conforme Holliday (ponto de partida, perguntas iniciais, recuperação do processo vivido, reflexão de fundo, pontos de chegada) sobre a atuação de projeto de extensão universitária em mídias sociais, frente ao distanciamento social na pandemia, referente ao período de junho/2020 a agosto/2021. O projeto apoia-se na educação problematizadora freiriana, tendo como público-alvo gestantes, puérperas e familiares. Resultados: criou-se uma página na rede social Instagram e um canal no Youtube, culminando na adaptação do projeto ao meio virtual, melhor formação acadêmica das extensionistas e idealização de pesquisas científicas. Conclusão: a educação em saúde por meio das mídias sociais foi uma estratégia eficiente e de baixo custo, cujas implicações podem ter impactos significativos no cuidado do recém-nascido no processo de alta da maternidade.