Construção e validação de cenário de telessimulação no contexto da criança com estomia intestinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4709

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Criança, Estomia, Educação a distância, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Descrever a construção e validação de um cenário de telessimulação para a assistência de enfermagem à criança com colostomia. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: elaboração, validação e teste piloto do cenário. Resultados: O roteiro do cenário foi construído e posteriormente aprovado por três estomaterapeutas com percentil de 95%. Subsequente o cenário foi validado por telessimulação com cinco peritas e atingiu índice de validade de conteúdo de 0,88. Após a validação foi realizado teste piloto com três acadêmicas de enfermagem. Conclusão: A validação do cenário atingiu um percentil satisfatório e permitiu organizar e corrigir a estrutura da telessimulação, priorizando a soma de experiências e o desenvolvimento profissional de estudantes. Foi tracejado que a utilização da telessimulação consiste em uma promissora alternativa como método ativo de ensino simultâneo à simulação clínica tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Nicácio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia. Universidade de Brasília.

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Brasília. Docente do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

Izabella Chrystina Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

Ariane da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia

Enfermeira pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Mariane de Morais Rezende da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

Satie Katagiri, Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia.

Médica Veterinária. Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista. Docente Associada do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia.

Ivone Kamada, Universidade de Brasília.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo. Docente Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Nicácio da Silva, P., Rocha, I. C., da Silva, A., de Morais Rezende da Silva, M., Katagiri, S., & Kamada, I. (2023). Construção e validação de cenário de telessimulação no contexto da criança com estomia intestinal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4709

Edição

Seção

Artigos Originais