A residência em saúde da família e comunidade no fortalecimento do Sistema Único de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4754

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Enfermagem, Política pública, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Residência em Saúde

Resumo

Objetivo: compreender a maneira como a residência em saúde da família e comunidade atua como instrumento para o fortalecimento e a defesa do Sistema Único de Saúde sob a ótica da enfermagem. Método: estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com 13 enfermeiros residentes. Neste estudo, os dados foram coletados de modo remoto por meio de entrevista semiestruturada, processados pelo software IRaMuTeQ e interpretados conforme análise de conteúdo de Bardin. Resultados: os resultados apontam que as residências na área da saúde se expressam com força política, conhecimento teórico e formação na prática, essenciais para fortalecer o controle social. Conclusão: faz-se necessário que a formação dos profissionais seja orientada a partir dos princípios/objetivos do SUS e que ocorra o combate aos ataques iminentes, exemplificados pelo baixo financiamento e má gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Thayná de Souza Pinheiro, Escola de Saúde Pública do Ceará.

Enfemeira. Especialista, na modalidade residência, em Saúde da Família e Comunidade.

Vinícius Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL/UFRN)

João Paulo Xavier Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/UECE).

John Carlos de Souza Leite, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/UECE).

Natália Bastos Ferreira Tavares, Universidade Regional do Cariri

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu.

José Alexandre Queiroga do Nascimento, Universidade Regional do Cariri

Bacharel em Ciências Econômicas.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

de Souza Pinheiro, F. T., Rodrigues de Oliveira, V., Xavier Silva, J. P., de Souza Leite, J. C., Bastos Ferreira Tavares, N., & Queiroga do Nascimento, J. A. (2023). A residência em saúde da família e comunidade no fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4754

Edição

Seção

Artigos Originais