Associação entre fatores laborais da equipe de enfermagem na cultura de segurança do paciente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.5082

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Equipe de Enfermagem, Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Hospitais

Resumo

Objetivo: avaliar a cultura de segurança do paciente em função de variáveis relacionadas ao trabalho exercido pela equipe de enfermagem. Método: estudo transversal, realizado com profissionais de enfermagem de três hospitais. Para a coleta de dados utilizou-se a escala Hospital Survey on Patient Safety Culture. Resultados: a dimensão 3 (Aprendizado organizacional – melhoria contínua) apresentou o maior percentual de respostas positivas (58,2%), enquanto a dimensão 12 (Respostas não punitivas ao erro) apresentou o menor percentual (19,2%). Algumas variáveis laborais apresentaram relação com a cultura de segurança do paciente, como prestar assistência direta ao paciente (p<0,045) e tempo de trabalho na unidade (p<0,014). Conclusão: a cultura de segurança do paciente pode ser influenciada por fatores laborais. Assim, é necessária a avaliação de suas características a fim de traçar modelos de melhoria da qualidade voltados aos processos de trabalho na enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele de Carvalho Lemos , Escola Técnica do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), Divinópolis – MG

Atuou como enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do Complexo de Saúde São João de Deus. Divinópolis. Minas Gerais, Brasil. Docente da Escola Técnica do Complexo de Saúde São João de Deus. Mestre em Ciências Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela UFSJ.

Laura de Ávila Meireles, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Waleska Roberta Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, MG, Brasil

Cissa Azevedo, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.  Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO).Departamento Saúde do Adulto e Idoso. Divinópolis. Minas Gerais, Brasil.

Aline Carrilho Menezes, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Divinópolis, MG, Brasil. Docente na Escola Técnica de Enfermagem do Complexo de Saúde São João de Deus, Divinópolis, MG, Brasil. Atuou como docente no Curso de Graduação de Enfermagem da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), Pará de Minas, MG, Brasil.

Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro , Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal São João del-Rei. Departamento Saúde do Adulto e Idoso. Divinópolis. Minas Gerais, Brasil.

Luciana Regina Ferreira da Mata, Universidade Federal de Minas de Gerais - UFMG

Enfermeira. Doutora pelo programa Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Professora Associada da Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica, Belo Horizonte, MG, Brasil

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

de Carvalho Lemos , G., de Ávila Meireles, L., Roberta Barbosa, W., Azevedo, C., Carrilho Menezes, A., Cristiny Teodoro Couto Ribeiro , H., & Regina Ferreira da Mata, L. (2023). Associação entre fatores laborais da equipe de enfermagem na cultura de segurança do paciente. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.5082

Edição

Seção

Artigos Originais