Tecendo a educação permanente em saúde no contexto hospitalar: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1924Keywords:
Educação continuada, Educação em enfermagem, Desenvolvimento de pessoal.Abstract
Objetivo: objetiva-se relatar e provocar reflexões sobre a experiência desenvolvida junto ao programa de extensão de um curso de graduação em Enfermagem e sua inserção em um serviço de educação permanente em saúde hospitalar da região Oeste de Santa Catarina, Brasil. Método: para tecer essas reflexões, fundamentou-se nos pressupostos da política nacional de educação permanente em saúde, do Ministério da Saúde, Brasil. Com o propósito de qualificação das unidades hospitalares, foram propostas três ações educativas: implementação do programa nacional de segurança do paciente; implantação e implementação do processo de enfermagem e capacitação dos trabalhadores para o desenvolvimento de boas práticas de enfermagem. Resultados: os princípios da política nacional de educação permanente em saúde vêm contribuindo como ferramentas no processo de trabalho, e as mudanças institucionais desenvolvem-se a partir das ações desse programa. Conclusão: apesar de a aproximação entre ensinoserviço potencializar a autonomia dos profissionais de saúde, alguns desafios são recorrentes, como a rotatividade de funcionários nos setores e a infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-03-20
How to Cite
Adamy, E. K., Zocche, D. A. de A., Vendruscolo, C., Metelski, F. K., Argenta, C., & Valentini, J. dos S. (2018). Tecendo a educação permanente em saúde no contexto hospitalar: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1924
Issue
Section
Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.