Violência contra a mulher: dimensões representacionais de discentes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2528Keywords:
Violência contra a mulher, Estudantes de enfermagem, Programas de graduação em enfermagem.Abstract
Objetivo: identificar as dimensões representacionais da violência contra a mulher entre discentes de enfermagem. Método: estudo qualitativo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado entre agosto e novembro de 2014. Aplicou-se uma entrevista individual, com perguntas abertas, com 33 discentes de enfermagem. Utilizou-se o software Análise Lexical por Contexto de um Conjunto de Segmentos de Texto (ALCESTE) para análise lexical de conteúdo. Obteve-se aprovação do Comitê de Ética, nº 109/2014. Resultados: na dimensão conceitual, fundamentam-se no senso comum, na mídia e em situações ocorridas com pessoas próximas, ainda, evidenciaram outras formas de violência além da física. Na atitudinal, verificou-se sentimentos negativos, a impunidade do agressor, a pouca tomada de posição da vítima e os motivos da permanência em um relacionamento violento. Na imagética, os discentes representaram a violência física e a mulher, bem como as consequências psicológicas e emocionais. Conclusão: a representação dos discentes acerca da violência contra a mulher é estruturada, pois possui as três dimensões formadoras: conceito, atitude e imagem. Os resultados podem incentivar novas pesquisas, bem como instigar a discussão e problematização dessa temática em sala de aula, ponderando a futura atuação profissional na prevenção e promoção de ações de combate à violência contra a mulher.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-06-05
How to Cite
Silva, C. D., & Gomes, V. L. de O. (2018). Violência contra a mulher: dimensões representacionais de discentes de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2528
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.