Entre o velho e o novo: avanços e desafios na construção/reconstrução de currículo de enfermagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1634

Keywords:

Filosofia em enfermagem, Promoção da saúde, Currículo, Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem.

Abstract

Objetivos: Este estudo descreve a construção e a implementação de uma proposta curricular baseada em um projeto pedagógico inovador, apresentando os avanços e os desafios deste processo no contexto de um curso de graduação em Enfermagem. Método: Para alcançar o objetivo, foram utilizadas entrevistas com membros da equipe responsável pela elaboração da proposta e consulta a documentos, com destaque ao Projeto Político Pedagógico do curso. Resultados: Os resultados mostram que há avanços na proposta implementada. Identifica-se notável tendência à ruptura com o modelo biológico, contudo o contexto do curso refere, ainda, situações pontuais que remetem a permanências de estratégias típicas dos modelos tradicionais e fragmentados de ensino. Conclusão: Acredita-se que, para um novo modelo assistencial e de ensino, é necessário mobilizar a prática reflexiva para favorecer a aprendizagem e a prática de ações assistenciais integradas em contextos complexos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Netto, UFSJ

Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei. Divinópolis, MG – Brasil. Vice-Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente da UFSJ-CCO.

Kênia Lara Silva, UFMG

Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Published

2017-12-20

How to Cite

Netto, L., & Silva, K. L. (2017). Entre o velho e o novo: avanços e desafios na construção/reconstrução de currículo de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1634