Utilização da visita técnica no ensino de administração em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2502Keywords:
Enfermagem, Educação em enfermagem, Serviços de enfermagem, Administração dos cuidados ao paciente, Materiais de ensino.Abstract
Objetivo: Relatar experiência de realização de visita técnica no ensino de administração em Enfermagem. Método: Trata-se de relato de experiência de metodologia de ensino no curso de enfermagem de uma universidade pública brasileira, durante a disciplina de Administração em Enfermagem I. A visita técnica foi desenvolvida nas seguintes etapas: planejamento, construção do roteiro de visita, realização da visita técnica a serviços de apoio técnico-administrativos em unidades hospitalares, comparação entre os dados da visita e legislação, apresentação dos resultados das visitas em sala de aula e avaliação da atividade. Resultados: A realização das visitas aos serviços de apoio permitiu aos estudantes desenvolverem habilidades de planejamento, tomada de decisão, trabalho em equipe e organização; bem como aprimorar o pensamento crítico-reflexivo, além de identificar a importância do trabalho intersetorial e multiprofissional para a assistência de qualidade. Conclusão: A visita técnica é uma estratégia eficaz no processo ensino-aprendizagem e pode contribuir para a prática futura de enfermeiros.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-12-27
How to Cite
Dutra, H. S., Badaró, C. da S. M., Farah, B. F., Coelho, A. da C. O., Bahia, M. T. R., & Gama, B. M. B. D. M. (2018). Utilização da visita técnica no ensino de administração em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v19i0.2502
Issue
Section
Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.