Aplicabilidade da teoria da incerteza da doença na lista de espera de transplante renal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4201

Keywords:

Transplante de Rim, Incerteza, Esperança, Teoria de Enfermagem.

Abstract

Objetivo: Apreender as experiências da vida cotidiana de pessoas em lista de espera de transplante renal e verificar a aplicabilidade da Teoria da Incerteza da Doença nesse contexto. Método: Pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, interpretada à luz da Teoria da Incerteza da Doença, de Merle Mishel. Resultados: Emergiram, da análise do conteúdo das entrevistas de oito pacientes, dois eixos significativos, denominados Aspectos internos do ajustamento à condição da doença e Aspectos externos do ajustamento à condição da doença que abrangem as categorias nomeadas de adaptação, enfrentamento, fornecedores de estrutura, quadro de estímulos e nova perspectiva de vida. Conclusão: O estudo possibilitou aprender os sentimentos preponderantes nas vivências das pessoas em lista de espera de transplante, as relações interpessoais com os familiares e equipe de saúde, o enfrentamento da doença e a esperança de um órgão compatível, assim como a aplicabilidade da Teoria no contexto do transplante renal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana Cristina dos Santos Souza, Universidade de Brasília

Enfermeira pela Universidade de Brasília. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Moema da Silva Borges, Universidade de Brasília

Enfermeira pela Universidade Federal Fluminense. Mestre, Doutora e Pós Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Docente Associada da Universidade de Brasília.

Published

2022-03-28

How to Cite

Souza, M. C. dos S., & Borges, M. da S. (2022). Aplicabilidade da teoria da incerteza da doença na lista de espera de transplante renal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4201