Aplicabilidade da teoria da incerteza da doença na lista de espera de transplante renal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4201

Palavras-chave:

Transplante de Rim, Incerteza, Esperança, Teoria de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Apreender as experiências da vida cotidiana de pessoas em lista de espera de transplante renal e verificar a aplicabilidade da Teoria da Incerteza da Doença nesse contexto. Método: Pesquisa exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, interpretada à luz da Teoria da Incerteza da Doença, de Merle Mishel. Resultados: Emergiram, da análise do conteúdo das entrevistas de oito pacientes, dois eixos significativos, denominados Aspectos internos do ajustamento à condição da doença e Aspectos externos do ajustamento à condição da doença que abrangem as categorias nomeadas de adaptação, enfrentamento, fornecedores de estrutura, quadro de estímulos e nova perspectiva de vida. Conclusão: O estudo possibilitou aprender os sentimentos preponderantes nas vivências das pessoas em lista de espera de transplante, as relações interpessoais com os familiares e equipe de saúde, o enfrentamento da doença e a esperança de um órgão compatível, assim como a aplicabilidade da Teoria no contexto do transplante renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cristina dos Santos Souza, Universidade de Brasília

Enfermeira pela Universidade de Brasília. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Moema da Silva Borges, Universidade de Brasília

Enfermeira pela Universidade Federal Fluminense. Mestre, Doutora e Pós Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Docente Associada da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

Souza, M. C. dos S., & Borges, M. da S. (2022). Aplicabilidade da teoria da incerteza da doença na lista de espera de transplante renal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4201

Edição

Seção

Artigos Originais