Ganhando na loteria e temendo pelo prêmio: experiência de famílias rurais sobreviventes à neoplasia mamária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4485

Palavras-chave:

Família, População rural, Neoplasias da mama, Sobrevivência, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender a experiência de famílias rurais que têm a mãe/esposa sobrevivente de câncer de mama. Método: pesquisa qualitativa fundamentada no referencial teórico do Interacionismo Simbólico e metodológico da Teoria Fundamentada dos Dados. Participaram 41 membros de seis famílias rurais. Os dados foram produzidos mediante entrevista aberta com questões circulares e construção do genograma familiar, sendo analisados pelo Método Comparativo Constante. Resultados: o Modelo Teórico definiu-se por duas categorias centrais: reconhecendo-se como uma família vitoriosa e (não) acreditando na cura do câncer de mama, representando simbolicamente a trajetória da experiência das famílias rurais. Conclusão: a experiência pode ser descrita como um movimento constante, interativo e integrado que a família se reconhece como vitoriosa, que “ganha na loteria” ao ter a mãe/esposa considerada curada, mas “teme perder o prêmio” pela recidiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudelí Mistura, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Enfermagem. Mestrado em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIVATES. Bolsista integral PROSUC/CAPES.

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Enfermagem. Doutorado em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Margrid Beuter, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduação em Enfermagem. Doutorado em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Mistura, C., Girardon-Perlini, N. M. O., & Beuter, M. (2022). Ganhando na loteria e temendo pelo prêmio: experiência de famílias rurais sobreviventes à neoplasia mamária. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4485

Edição

Seção

Artigos Originais