Implicações da acreditação para a gestão do serviço hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1480Palabras clave:
Acreditação, Gestão da qualidade, Administração de serviços de saúde.Resumen
Objetivo: analisar as implicações da acreditação hospitalar para a gestão do serviço. Métodos: estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com 12 gerentes de um hospital acreditado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, e analisados pela Análise de Conteúdo. Resultados: foram identificadas repercussões positivas: padronização, organização do serviço, melhoria contínua, trabalho sistêmico e intersetorial. E negativas: cobrança para cumprir meta e alcançar resultados, estresse e sobrecarga de trabalho. Conclusão: A acreditação traz mudanças para a gestão do serviço, para os profissionais e para a prática gerencial. Os profissionais precisaram adquirir uma habilidade para conciliar interesses da instituição e dos profissionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Andreia Guerra Siman, Simone Graziele Silva Cunha, Marilane de Oliveira Fani Amaro, Maria José Menezes Brito
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.