Estratégias de ensino-aprendizagem com apoio de tecnologias para a formação interdisciplinar e integral em saúde

Autores/as

  • Flávia de Oliveira UFMG - Doutoranda em Enfermagem
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyata
  • Marlene Das Graças Martins Metre em Enfermagem - UNIFAL-MG
  • Marcos de Abreu Nery Técnico de Assuntos Escolares - UNIFAL-MG
  • Carolina Costa Valcanti Técnica de Assuntos Escolares UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1612

Palabras clave:

Tecnologia educacional, Assistência integral à saúde, Pesquisa interdisciplinar

Resumen

Objetivo: Descrever e avaliar o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem para a formação interdisciplinar e integral em saúde. Métodos: Pesquisa descritiva, do tipo qualitativa, de avaliação de um curso, com encontros presenciais e à distância pela plataforma Moodle, numa amostra de 20 estudantes de cinco cursos da área da saúde. Para análise, foram consideradas as fontes de dados de avaliação cognitiva do aluno, aplicação de questionário de avaliação e o grupo focal. Resultados: As ferramentas wiki e fórum auxiliam na formação interdisciplinar em saúde por permitirem a construção colaborativa do conhecimento entre diferentes categorias profissionais da área da saúde. Conclusão: As estratégias de ensino e de aprendizagem utilizadas neste estudo, por possibilitarem a construção do conhecimento colaborativo, demonstraram ser importantes ferramentas que podem auxiliar no processo de formação interdisciplinar e integral em saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia de Oliveira, UFMG - Doutoranda em Enfermagem

Formação universitária: Enfermagem/UNIFAL-MG

Maior titulação: Mestrado em Enfermagem/UNIFAL-MG

Intituição de origem: UFMG/Doutoranda em Enfermagem

Email: flavia_efoa_efoa@yahoo.com.br

Sueli Leiko Takamatsu Goyata

Formação universitária: Enfermagem

Maior titulação: Pós-Doutorado/USP-RP

Intituição de origem: Professor adjunto/UNIFAL-MG

Email: sueligoyata@yahoo.com.br

Marlene Das Graças Martins, Metre em Enfermagem - UNIFAL-MG

Formação universitária: Enfermagem/UNIFAL-MG

Maior titulação: Mestrado em Enfermagem/UNIFAL-MG

Intituição de origem: UNIFAL-MG

Email: marlenemartinspaz@yahoo.com.br

Marcos de Abreu Nery, Técnico de Assuntos Escolares - UNIFAL-MG

Formação universitária: Física/UNICAMP

Maior titulação: Doutorado em Educação/USP

Intituição de origem: Técnico de Assuntos Educacionais/UNIFAL-MG

Email: marcosnery2009@gmail.com

Carolina Costa Valcanti, Técnica de Assuntos Escolares UNIFAL-MG

Formação universitária: Enfermagem/UNIFAL-MG

Maior titulação: Mestrado em Enfermagem/UNIFAL-MG

Intituição de origem: Técnica de Assuntos Escolares UNIFAL-MG

Email: ccv89@yahoo.com.br

Publicado

2018-03-20

Cómo citar

de Oliveira, F., Leiko Takamatsu Goyata, S., Das Graças Martins, M., de Abreu Nery, M., & Costa Valcanti, C. (2018). Estratégias de ensino-aprendizagem com apoio de tecnologias para a formação interdisciplinar e integral em saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1612

Número

Sección

Artigos Originais