A percepção de médicos participantes sobre o programa de educação permanente para médicos de saúde da família em um estado da região sudeste
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.270Palabras clave:
Educação Permanente Médicos Saúde da FamíliaResumen
A estratégia de Saúde da Família (SF), política prioritária para a expansão da Atenção Primária à Saúde (APS) e reorientação do modelo de atenção, depende da qualificação e da educação permanente de seus profissionais. O objetivo da implementação do Programa de Educação Permanente - PEP para médicos de SF de um Estado da Região Sudeste é o aumento da resolutividade da APS. Assim, justifica-se uma análise da implementação desse programa a partir da coleta de informações por questionários semiestruturados, enviados via e-mail aos médicos participantes. Metodologicamente, trata-se de estudo quali-quantitativo. Utilizou-se o Pacote Estatístico SPSS 19,0, com uma análise descritiva dos dados e distribuição de frequências. Constatou-se que mais de 50% dos médicos estão na faixa etária de 21 a 40 anos; cerca de 36% têm especialização na área da saúde pública; a maioria tem até 2 anos na equipe de inserção; mais de 90% referem como tema de discussão abordagem clínica individual; 45,4% (235) referem trabalhar com protocolos assistenciais e 45,9% (238) com diretrizes terapêuticas medicamentosas. Concluímos que o incremento de aporte teórico da Saúde Coletiva é tão importante quanto a análise do contexto de inserção dos médicos, no que tange à gestão e organização da APS em rede.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-01-25
Cómo citar
Assis, L. N., d’Ávila, L. S., Melo, M. B., & Brant, L. C. (2013). A percepção de médicos participantes sobre o programa de educação permanente para médicos de saúde da família em um estado da região sudeste. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.270
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2013 Lucília Nunes Assis, Luciana Souza d'Ávila, Marilene Barros Melo, Luiz Carlos Brant
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.