Conhecimento teórico de estudantes de enfermagem sobre o cateterismo vesical de demora
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2869Palabras clave:
Enfermagem, Cateterismo urinário, Conhecimento, Simulação, EnsinoResumen
Objetivo: avaliar se há diferença no conhecimento teórico de alunos de Enfermagem acerca do cateterismo vesical de demora entre alunos que aprenderam o procedimento pelo método tradicional de ensino e pelo método da simulação realística. Método: trata-se de estudo de coorte retrospectivo, cuja amostra foi de 58 alunos de Enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2016, utilizando questionário validado auto aplicado, e analisados utilizando estatística descritiva e teste de Mann-Whitney, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: a média geral de acertos foi de 6,74, indicando conhecimento satisfatório. Não houve diferença no nível de conhecimento entre os grupos comparados (p = 0, 72). Conclusões: sugerem-se novos estudos que comparem o nível de conhecimento prático de estudantes que aprenderam essa habilidade com a metodologia tradicional e com a simulação realística.Descargas
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Publicado
2018-10-15
Cómo citar
Lopes, A. M., Souza, C. C. de, Teixeira, A. de O., Salgado, P. de O., & Júnior, P. P. do P. (2018). Conhecimento teórico de estudantes de enfermagem sobre o cateterismo vesical de demora. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2869
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2018 Amanda Martins Lopes, Cristiane Chaves de Souza, Andreza de Oliveira Teixeira, Patrícia de Oliveira Salgado, Pedro Paulo do Prado Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.