Vivência familiar da criança hospitalizada com câncer

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.3546

Palabras clave:

Criança Hospitalizada, Família, Neoplasias, Enfermagem.

Resumen

Objetivo: identificar os indicadores científicos sobre a vivência familiar da criança hospitalizada com câncer. Métodos: revisão integrativa de literatura, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line, Cumulative Index to Nursingand Allied Health e Base de Dados em Enfermagem. Resultados: dezenove artigos, selecionados dentre os 413 publicados, entre 2010 e 2019, cujos principais sintomas analisados foram categorizados em: sentimentos do familiar da criança com câncer; necessidades do familiar da criança com câncer; enfermagem e família no enfrentamento da doença. Conclusão: constata-se o papel relevante da enfermagem, ao contribuir com ações que atendam às dimensões clínicas, afetivas, sociais e emocionais das famílias que precisam ser amparadas e acolhidas, para resgatarem sua autonomia, construindo com elas relações de confiança, fortalecendo-as para o enfrentamento da doença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Fidelis Coelho Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Núcleo Saúde da Criança (EEAN/ NUPESC) (2013), Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).Especialista em Auditoria de Sistema de Saúde (2007). Especialista em Enfermagem Oncológica (2007). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998 ). Atualmente Enfermeira Chefe da Área de Pediatria do Instituto Nacional do Câncer I (HCI).(Texto informado pelo autor)

Fátima Helena do Espírito Santo, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Enfermeira graduada pela Universidade Federal Fluminense (1985), Licenciatura em Enfermagem e Habilitação em Enfermagem Médico Cirúrgica pela UFF (1987); Mestrado (1997) e Doutorado em Enfermagem (2003) pela UFRJ ; Pós Doutorado pela UERJ (2015); Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica na UERJ (1988);Especialista em Educação na Área de Saúde (NUTES/UFRJ,1991); Especialista em Terapia Floral (UFRJ,2014); Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn).Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF), desde 2004; Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF), desde 2009; Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF); Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (GIPETIS), Membro do Núcleo de Estudos e Práticas Integrativas e Complementares (NEPIC) da UFF ; Membro Rede PICS Niterói, Rede PICS RJ, Rede Sudeste PICS e Rede PICS Nacional; Coordenadora do Projeto Cuidar e Espaço Saúde: ambulatório de práticas alternativas para idosos (UFFESPA/UFF); Consultora Ad Hoc de diversos periódicos nas áreas de saúde e enfermagem; Tem experiência na área de Enfermagem hospitalar, atuando nos temas: Ensino em Enfermagem e Saúde, Cuidado em Saúde e Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso, Enfermagem Gerontológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, aliadas ao cuidado em saúde e enfermagem.

Fernanda Ferreira da Silva Lima Lima, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER

Enfermeira. Possui Mestrado em Patologia, área de concentração Patologia Investigativa, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA); Especialização em Pesquisa Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Saúde de São Paulo; Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Atualmente é Responsável da Equipe de Enfermagem da Pesquisa Clínica no Serviço Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Preceptora e Docente do Programa de Residência Médica em Cancerologia Pediátrica do INCA e do Programa de Residência em Enfermagem Oncológica do INCA. Docente do Fellow em Assistência de Enfermagem em Oncologia Pediátrica.

Publicado

2020-10-26

Cómo citar

Coelho Vieira, R. F., do Espírito Santo, F. H., & Lima, F. F. da S. L. (2020). Vivência familiar da criança hospitalizada com câncer. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.3546

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura