Risco para lesões por posicionamento cirúrgico decorrentes da posição supina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4503

Palavras-chave:

Posicionamento do Paciente, Lesão por Pressão, Decúbito Dorsal, Assistência Perioperatória

Resumo

Objetivo: relacionar o escore de risco de lesões por posicionamento cirúrgico decorrentes da posição supina com aspectos sociodemográficos, clínicos, cirúrgicos e ocorrência de complicações. Método: estudo observacional longitudinal realizado com 89 pacientes em decúbito dorsal. Aplicadas variáveis ​​sociodemográficas e clínicas e a Escala de Risco para Desenvolvimento de Lesões por Posicionamento Cirúrgico. Adotadas análises descritivas, bivariadas e de regressão logística, considerando-se um nível de significância de α=0,05. Resultados: a idade aumentou em 1,11 vezes (p<0,001) e a obesidade em 13,77 vezes (p=0,01) a chance de aumento do risco de lesões. A proporção de dor (34,1%) e lesão por pressão na região sacrococcígea (91,7%) destacou-se nos pacientes de maior risco (p=0,05). Conclusão: obesos e idosos apresentaram maior risco de lesões. Dor e ocorrência de lesão por pressão na região sacrococcígea foram as complicações predominantes nos pacientes de maior risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ÉRICA PATRICIA SOUZA CAETANO, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Brasil.

Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016) ? Bacharelado; Mestre em Saúde e Enfermagem, linha de pesquisa Cuidar em Saúde e Enfermagem, pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018); Pós-graduada em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material, pela Faculdade Unyleya (2018); Atuou como Enfermeira em Pesquisa Clínica fase III, pelo Instituto Butantan de 2016 a 2020; Pós-graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva, pela Faculdade Unyleya (2021); Atua como Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, na Atenção Primária à Saúde no município de Sete lagoas- MG.

ANA LUCIA DE MATTIA, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981), Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Prêto (1983), Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Enfermagem Fundamental (1999) e Doutorado em Enfermagem (2002), pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora da Classe 7 (Associada - nível 2), no Departamento de Enfermagem Básica, atuando na graduação e pós-graduação, como professora permanente, orientadora de mestrado e doutorado. Experiência profissional em enfermagem perioperatória, com ênfase em assistência de enfermagem em sala de operação e recuperação pós-anestésica e Sistematização da Assistência de Enfermagem Periperatória. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa em prática baseada em evidências e a segurança do paciente no processo do cuidar, da UFTM. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) e editora associada da Revista SOBECC, gestão (2013-2017).

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

CAETANO, ÉRICA P. S., & DE MATTIA, A. L. (2022). Risco para lesões por posicionamento cirúrgico decorrentes da posição supina. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4503

Edição

Seção

Artigos Originais