Atitudes dos docentes de educação infantil em situação de acidente escolar
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1457Palavras-chave:
Docentes, Saúde escolar, Prevenção de acidentes, EmergênciasResumo
Objetivo: este estudo teve como objetivo investigar as atitudes dos docentes de uma escola de educação infantil perante um acidente escolar. Método: trata-se de estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma escola privada, situada no interior do estado de São Paulo, com dez professores de ensino fundamental I (1º ao 4º ano). Resultados: todos estes têm conceito amplo sobre acidente escolar, seis declaram ter em sua formação instruções de atuação em primeiros socorros e todos revelaram que a instituição na qual trabalham não forneceu preparo ou capacitação para atuação em acidentes escolares. Quatro informaram atuação direta nas situações de acidentes, sendo que os principais acidentes vivenciados foram: convulsões, cortes profundos, fraturas de membros superiores e inferiores expostas ou não, entorses, cortes extensos com muito sangramento, quedas e engasgamentos. Conclusão: faz-se necessária uma atuação intersetorial, criando parcerias com a Estratégia de Saúde da Família local para implementar ações que visem capacitar, promover e assistir os estudantes e os docentes no âmbito do Programa de Saúde na Escola, pois “Quando se trabalha com criança o risco é permanente”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Hercules de Oliveira Carmo, Rosalin Cristine de Araújo Souza, Claudia Lysia de Oliveira Araújo, Alison Gonçalves Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.