Uma experiência de educação em saúde entre acadêmicos de enfermagem e adolescentes do projeto PESCAR
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1931Palavras-chave:
Adolescente, Educação em saúde, Promoção da saúdeResumo
Objetivo:Relatar a experiência sobre práticas de educação em saúde com adolescentes. Métodos: foram realizados oito encontros com adolescentes que frequentavam um curso de capacitação para o trabalho. Os encontros foram direcionados para discussão de temas relacionados à saúde. Os fundamentos conceituais que orientaram as atividades foram pautados nos estudos desenvolvidos por Paulo Freire. Resultados: a metodologia baseada na roda de conversa aumentou gradativamente a interação entre educandos e educadores, maior troca de experiências e momentos de reflexão mais frequentes. A aplicação de dinâmica de grupo trouxe dificuldades às discussões realizadas em sala por provocar dispersão entre os adolescentes. As experiências ocorridas no contexto das relações familiares e de amizade propiciaram discussões e reflexões entre os adolescentes, bem como o uso de imagens do cotidiano aumentou o interesse dos educandos pelo tema abordado. Conclusão: o diálogo mediado pelas experiências e pela reflexão proporciona uma ressignificação da experiência. Portanto, os adolescentes podem assumir novas práticas de cuidado com a saúde mais saudáveis e de maneira mais consciente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Edilene Aparecida Araújo da Silveira, Jonathas Emanuel de Oliveira Ribeiro, Luiz Alberto de Oliveira, Nagyla Aparecida Silva, Eduardo Henrique de Oliveira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.