Construção e validação de manual sobre Burnout em professores
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1317Palavras-chave:
Esgotamento profissional, Estudos de validação, Docentes, Saúde do trabalhadorResumo
Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre Burnout em professores. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: levantamento bibliográfico, construção do manual, validação do conteúdo pelos juízes, adequação do manual, oficina de sensibilização sobre Burnout para os professores com a validação semântica, adequações no manual e impressão para distribuição. Participaram do estudo na validação de conteúdo, sete juízes e na validação semântica, sete professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Resultados: Entre os peritos e o público alvo houve concordância mínima de 85,7. O índice de validade de conteúdo do manual educativo foi de 0,94. Conclusão: Esperamos que o manual teórico didático, considerado válido pelos especialistas e representantes do público alvo, seja utilizado pelos profissionais de educação e que possibilite a discussão da saúde ocupacional desta classe, proporcionando maior conhecimento, prevenção e controle da síndrome.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Tatiana Cordeiro Oliveira, Samantha Aparecida Moreira, Fabiana Angélica de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.