Construção e validação de manual sobre Burnout em professores
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1317Keywords:
Esgotamento profissional, Estudos de validação, Docentes, Saúde do trabalhadorAbstract
Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre Burnout em professores. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: levantamento bibliográfico, construção do manual, validação do conteúdo pelos juízes, adequação do manual, oficina de sensibilização sobre Burnout para os professores com a validação semântica, adequações no manual e impressão para distribuição. Participaram do estudo na validação de conteúdo, sete juízes e na validação semântica, sete professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Resultados: Entre os peritos e o público alvo houve concordância mínima de 85,7. O índice de validade de conteúdo do manual educativo foi de 0,94. Conclusão: Esperamos que o manual teórico didático, considerado válido pelos especialistas e representantes do público alvo, seja utilizado pelos profissionais de educação e que possibilite a discussão da saúde ocupacional desta classe, proporcionando maior conhecimento, prevenção e controle da síndrome.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.