Construção e validação de manual sobre Burnout em professores

Autores/as

  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro UFVJM
  • Tatiana Cordeiro Oliveira UFVJM
  • Samantha Aparecida Moreira UFVJM
  • Fabiana Angélica de Paula UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1317

Palabras clave:

Esgotamento profissional, Estudos de validação, Docentes, Saúde do trabalhador

Resumen

Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo sobre Burnout em professores. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica e descritiva, realizada em 2015, seguindo as etapas: levantamento bibliográfico, construção do manual, validação do conteúdo pelos juízes, adequação do manual, oficina de sensibilização sobre Burnout para os professores com a validação semântica, adequações no manual e impressão para distribuição. Participaram do estudo na validação de conteúdo, sete juízes e na validação semântica, sete professores do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Resultados: Entre os peritos e o público alvo houve concordância mínima de 85,7. O índice de validade de conteúdo do manual educativo foi de 0,94. Conclusão: Esperamos que o manual teórico didático, considerado válido pelos especialistas e representantes do público alvo, seja utilizado pelos profissionais de educação e que possibilite a discussão da saúde ocupacional desta classe, proporcionando maior conhecimento, prevenção e controle da síndrome.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliane da Consolação Campos Ribeiro, UFVJM

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela UFMG. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFVJM.

Tatiana Cordeiro Oliveira, UFVJM

Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde pela UFVJM.

Samantha Aparecida Moreira, UFVJM

Acadêmica de Enfermagem da UFVJM.

Fabiana Angélica de Paula, UFVJM

Professora Assistente II do Departamento de Enfermagem.Mestre em Saúde, Sociedade e Ambiente.

Publicado

2017-04-19

Cómo citar

Ribeiro, L. da C. C., Oliveira, T. C., Moreira, S. A., & de Paula, F. A. (2017). Construção e validação de manual sobre Burnout em professores. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1317

Número

Sección

Artigos Originais