Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde

Autores

  • Laysa Fernanda Silva Pedrollo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-0489-7244
  • Fernanda Santos Nogueira Góes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP). http://orcid.org/0000-0001-6658-916X
  • Rosângela Andrade Aukar Camargo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP). http://orcid.org/0000-0002-4872-2331

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educação Profissionalizante.

Resumo

Objetivo: Refletir sobre as implicações da coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem a partir de vivência em uma disciplina de graduação sobre a formação pedagógica do enfermeiro em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Reflexão teórica baseada em portfólio reflexivo para construção do conhecimento sobre a prática pedagógica do enfermeiro/supervisor de estágio. Resultados: A reflexão produzida pela análise do portfólio em relação à coordenação pedagógica para a formação de técnicos de enfermagem no contexto do SUS permitiu que os relatos fossem agrupados em quatro temas: A coordenação pedagógica na lógica da formação em saúde; os papéis e atribuições do coordenador pedagógico; os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico e, finalidades da coordenação pedagógica. Conclusão: A coordenação pedagógica na educação profissional técnica em Enfermagem está presente em ações amplas que influenciam processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, a assistência em saúde e os agentes envolvidos.

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Biografia do Autor

Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo.

Estudante de Graduação. Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP.

Fernanda Santos Nogueira Góes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP.

Rosângela Andrade Aukar Camargo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EERP/USP.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

Pedrollo, L. F. S., Góes, F. S. N., & Camargo, R. A. A. (2021). Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica