Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298Palavras-chave:
Docentes de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educação Profissionalizante.Resumo
Objetivo: Refletir sobre as implicações da coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem a partir de vivência em uma disciplina de graduação sobre a formação pedagógica do enfermeiro em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Reflexão teórica baseada em portfólio reflexivo para construção do conhecimento sobre a prática pedagógica do enfermeiro/supervisor de estágio. Resultados: A reflexão produzida pela análise do portfólio em relação à coordenação pedagógica para a formação de técnicos de enfermagem no contexto do SUS permitiu que os relatos fossem agrupados em quatro temas: A coordenação pedagógica na lógica da formação em saúde; os papéis e atribuições do coordenador pedagógico; os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico e, finalidades da coordenação pedagógica. Conclusão: A coordenação pedagógica na educação profissional técnica em Enfermagem está presente em ações amplas que influenciam processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, a assistência em saúde e os agentes envolvidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2021
Como Citar
Pedrollo, L. F. S., Góes, F. S. N., & Camargo, R. A. A. (2021). Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298
Edição
Seção
Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica
Licença
Copyright (c) 2021 Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Fernanda Santos Nogueira Góes, Rosângela Andrade Aukar Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.