Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298Palabras clave:
Docentes de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educação Profissionalizante.Resumen
Objetivo: Refletir sobre as implicações da coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem a partir de vivência em uma disciplina de graduação sobre a formação pedagógica do enfermeiro em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Reflexão teórica baseada em portfólio reflexivo para construção do conhecimento sobre a prática pedagógica do enfermeiro/supervisor de estágio. Resultados: A reflexão produzida pela análise do portfólio em relação à coordenação pedagógica para a formação de técnicos de enfermagem no contexto do SUS permitiu que os relatos fossem agrupados em quatro temas: A coordenação pedagógica na lógica da formação em saúde; os papéis e atribuições do coordenador pedagógico; os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico e, finalidades da coordenação pedagógica. Conclusão: A coordenação pedagógica na educação profissional técnica em Enfermagem está presente em ações amplas que influenciam processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, a assistência em saúde e os agentes envolvidos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2021-12-22
Cómo citar
Pedrollo, L. F. S., Góes, F. S. N., & Camargo, R. A. A. (2021). Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298
Número
Sección
Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica
Licencia
Derechos de autor 2021 Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Fernanda Santos Nogueira Góes, Rosângela Andrade Aukar Camargo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.