Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298

Palabras clave:

Docentes de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educação Profissionalizante.

Resumen

Objetivo: Refletir sobre as implicações da coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem a partir de vivência em uma disciplina de graduação sobre a formação pedagógica do enfermeiro em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Reflexão teórica baseada em portfólio reflexivo para construção do conhecimento sobre a prática pedagógica do enfermeiro/supervisor de estágio. Resultados: A reflexão produzida pela análise do portfólio em relação à coordenação pedagógica para a formação de técnicos de enfermagem no contexto do SUS permitiu que os relatos fossem agrupados em quatro temas: A coordenação pedagógica na lógica da formação em saúde; os papéis e atribuições do coordenador pedagógico; os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico e, finalidades da coordenação pedagógica. Conclusão: A coordenação pedagógica na educação profissional técnica em Enfermagem está presente em ações amplas que influenciam processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, a assistência em saúde e os agentes envolvidos.

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Biografía del autor/a

Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo.

Estudante de Graduação. Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP.

Fernanda Santos Nogueira Góes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP.

Rosângela Andrade Aukar Camargo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EERP/USP.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Pedrollo, L. F. S., Góes, F. S. N., & Camargo, R. A. A. (2021). Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica