Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde

Authors

  • Laysa Fernanda Silva Pedrollo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-0489-7244
  • Fernanda Santos Nogueira Góes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP). http://orcid.org/0000-0001-6658-916X
  • Rosângela Andrade Aukar Camargo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP). http://orcid.org/0000-0002-4872-2331

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298

Keywords:

Docentes de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educação Profissionalizante.

Abstract

Objetivo: Refletir sobre as implicações da coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem a partir de vivência em uma disciplina de graduação sobre a formação pedagógica do enfermeiro em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Reflexão teórica baseada em portfólio reflexivo para construção do conhecimento sobre a prática pedagógica do enfermeiro/supervisor de estágio. Resultados: A reflexão produzida pela análise do portfólio em relação à coordenação pedagógica para a formação de técnicos de enfermagem no contexto do SUS permitiu que os relatos fossem agrupados em quatro temas: A coordenação pedagógica na lógica da formação em saúde; os papéis e atribuições do coordenador pedagógico; os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico e, finalidades da coordenação pedagógica. Conclusão: A coordenação pedagógica na educação profissional técnica em Enfermagem está presente em ações amplas que influenciam processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, a assistência em saúde e os agentes envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo.

Estudante de Graduação. Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP.

Fernanda Santos Nogueira Góes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP.

Rosângela Andrade Aukar Camargo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Enfermeira, Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EERP/USP.

Published

2021-12-22

How to Cite

Pedrollo, L. F. S., Góes, F. S. N., & Camargo, R. A. A. (2021). Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298

Issue

Section

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica