Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298Keywords:
Docentes de Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Educação Profissionalizante.Abstract
Objetivo: Refletir sobre as implicações da coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem a partir de vivência em uma disciplina de graduação sobre a formação pedagógica do enfermeiro em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Reflexão teórica baseada em portfólio reflexivo para construção do conhecimento sobre a prática pedagógica do enfermeiro/supervisor de estágio. Resultados: A reflexão produzida pela análise do portfólio em relação à coordenação pedagógica para a formação de técnicos de enfermagem no contexto do SUS permitiu que os relatos fossem agrupados em quatro temas: A coordenação pedagógica na lógica da formação em saúde; os papéis e atribuições do coordenador pedagógico; os desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico e, finalidades da coordenação pedagógica. Conclusão: A coordenação pedagógica na educação profissional técnica em Enfermagem está presente em ações amplas que influenciam processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, a assistência em saúde e os agentes envolvidos.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2021-12-22
How to Cite
Pedrollo, L. F. S., Góes, F. S. N., & Camargo, R. A. A. (2021). Coordenação pedagógica na educação profissional técnica em enfermagem: implicações para o Sistema Único de Saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3298
Issue
Section
Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica
License
Copyright (c) 2021 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.