Gravidade e tempo de hospitalização de pacientes não críticos com lesão renal aguda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4838

Palavras-chave:

Hospitalização, Enfermagem, Lesão Renal Aguda, Mortalidade

Resumo

Objetivo: avaliar gravidade e tempo de hospitalização de pacientes não críticos com lesão renal aguda. Métodos: estudo observacional prospectivo com 137 pacientes realizado por meio de questionário estruturado para coleta de dados. Os testes quiquadrado, exato de Fisher e Mann-Whitney foram empregados para análise estatística e considerou-se significativo resultado com p≤0,05. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: oxigenoterapia por macronebulização resultou em maior mortalidade durante internação (p=0,001) e após alta hospitalar (p=0,02), assim como níveis elevados de sódio (p=0,0001 vs. p=0,005) e a ocorrência de lesão ou falência renal (p=0,02  vs. p=0,02). Necessidade de suporte ventilatório aumentou em 3,02 vezes o tempo de hospitalização(p=0,02). Conclusão: A lesão renal aguda foi frequente em mais da metade dos pacientes, sendo KDIGO 2 e 3 níveis de gravidade que se associaram com mortalidade intra-hospitalar e pós-alta. Paciente de maior gravidade (KDIGO  3) permaneceu maior tempo hospitalizado. A macronebulização em pacientes com traqueostomia triplicou o tempo de internação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayse Tâmara da Paixão Duarte, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia. Universidade de Brasília (UnB).

Handson Marque Silva, Universidade de Brasilia

Enfermeiro. Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Brasil.

Josiane Maria Oliveira Souza, Universidade de Brasilia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia. Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Brasil.

Marcia Cristina da Silva Magro, Universidade de Brasilia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Ceilândia. Universidade de Brasília. Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Duarte, T. T. da P., Silva, H. M., Souza, J. M. O., & Magro, M. C. da S. (2023). Gravidade e tempo de hospitalização de pacientes não críticos com lesão renal aguda. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4838

Edição

Seção

Artigos Originais