Acadêmicos de enfermagem e o desenvolvimento da liderança: desafios enfrentados no estágio curricular
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1378Keywords:
Enfermagem, Liderança, Educação em Enfermagem, Estudantes de EnfermagemAbstract
Objetivo: compreender a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o exercício da liderança nas atividades do estágio curricular. Método: utilizou-se abordagem qualitativa do tipo descritiva através de entrevistas com 12 acadêmicos de uma Faculdade de Enfermagem no Município de Juiz de Fora-Minas Gerais. A análise dos dados amparou-se na análise temática. Resultados: emergiram três categorias: a liderança em enfermagem; o cotidiano do desenvolvimento da liderança; reflexo da liderança no processo de trabalho da equipe de enfermagem. A formação do enfermeiro permanece pautada no aprimoramento das técnicas/procedimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências que o auxiliem a liderar acabam sendo afastadas do processo de aprendizagem. Os desafios que implicam no desenvolvimento da liderança durante o estágio relacionam-se à aceitação por parte da equipe e questões de relacionamento interpessoal na equipe. Sobre os reflexos da sua liderança apontam a confiança, a autonomia, o intercâmbio de saberes e a inserção de trabalho da equipe. Conclusão: verificou-se que a liderança de enfermagem é entendida como uma competência essencial para o trabalho do enfermeiro. A abordagem do tema liderança na graduação é imprescindível e um grande desafio, o qual deve ser constituído não somente na parte teórica, mas sua aplicabilidade na prática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.