Acadêmicos de enfermagem e o desenvolvimento da liderança: desafios enfrentados no estágio curricular
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1378Palabras clave:
Enfermagem, Liderança, Educação em Enfermagem, Estudantes de EnfermagemResumen
Objetivo: compreender a percepção do acadêmico de enfermagem sobre o exercício da liderança nas atividades do estágio curricular. Método: utilizou-se abordagem qualitativa do tipo descritiva através de entrevistas com 12 acadêmicos de uma Faculdade de Enfermagem no Município de Juiz de Fora-Minas Gerais. A análise dos dados amparou-se na análise temática. Resultados: emergiram três categorias: a liderança em enfermagem; o cotidiano do desenvolvimento da liderança; reflexo da liderança no processo de trabalho da equipe de enfermagem. A formação do enfermeiro permanece pautada no aprimoramento das técnicas/procedimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências que o auxiliem a liderar acabam sendo afastadas do processo de aprendizagem. Os desafios que implicam no desenvolvimento da liderança durante o estágio relacionam-se à aceitação por parte da equipe e questões de relacionamento interpessoal na equipe. Sobre os reflexos da sua liderança apontam a confiança, a autonomia, o intercâmbio de saberes e a inserção de trabalho da equipe. Conclusão: verificou-se que a liderança de enfermagem é entendida como uma competência essencial para o trabalho do enfermeiro. A abordagem do tema liderança na graduação é imprescindível e um grande desafio, o qual deve ser constituído não somente na parte teórica, mas sua aplicabilidade na prática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Andréa Lima Knop, Bernadete Marinho Bara de Martin Gama, Nádia Fontoura Sanhudo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.