Avaliação curricular: a perspectiva de egressos de um curso de nutrição
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2629Keywords:
Avaliação, Currículo, Ciências da nutrição, Avaliação Educacional, Educação Superior.Abstract
Objetivo: avaliar o currículo do curso de graduação em nutrição a partir da perspectiva do egresso. Método: coleta de dados, por meio de questionário eletrônico, que abrangeu aspectos gerais do currículo, formação em nutrição, estrutura curricular e habilidades e competências desenvolvidas. Os resultados foram analisados por distribuição de frequência e com base em referenciais da área da educação. Resultados: Mais de 90,0% dos participantes apresentaram uma visão positiva com relação à formação crítica com vistas ao perfil do egresso e relevante para atuar como nutricionista, pesquisador e educador em saúde. As principais habilidades e competências descritas no projeto pedagógico foram desenvolvidas, com exceção do conhecimento do alimento desde a sua produção e da administração de unidades de alimentação e nutrição. Foi predominante a visão negativa em relação à carga horária das disciplinas e à coerência entre as disciplinas básicas e profissionalizantes. Conclusão: o currículo avaliado tem conduzido à formação de profissionais críticos, reflexivos e preparados para atender às demandas exigidas pelo Sistema Único de Saúde, entretanto, apresenta algumas fragilidades que indicam a necessidade de ações que aprimorem a efetivação dos princípios de interdisciplinaridade e flexibilização curricular e que promovam o desenvolvimento de certas habilidades e competências específicas do nutricionista e a revisão da matriz curricular.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2018-06-05
How to Cite
Carneiro, A. C. L. L., Mendes, L. L., & Gazzinelli, M. F. (2018). Avaliação curricular: a perspectiva de egressos de um curso de nutrição. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2629
Issue
Section
Articles
License
Copyright (c) 2018 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.