Avaliação curricular: a perspectiva de egressos de um curso de nutrição
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2629Palabras clave:
Avaliação, Currículo, Ciências da nutrição, Avaliação Educacional, Educação Superior.Resumen
Objetivo: avaliar o currículo do curso de graduação em nutrição a partir da perspectiva do egresso. Método: coleta de dados, por meio de questionário eletrônico, que abrangeu aspectos gerais do currículo, formação em nutrição, estrutura curricular e habilidades e competências desenvolvidas. Os resultados foram analisados por distribuição de frequência e com base em referenciais da área da educação. Resultados: Mais de 90,0% dos participantes apresentaram uma visão positiva com relação à formação crítica com vistas ao perfil do egresso e relevante para atuar como nutricionista, pesquisador e educador em saúde. As principais habilidades e competências descritas no projeto pedagógico foram desenvolvidas, com exceção do conhecimento do alimento desde a sua produção e da administração de unidades de alimentação e nutrição. Foi predominante a visão negativa em relação à carga horária das disciplinas e à coerência entre as disciplinas básicas e profissionalizantes. Conclusão: o currículo avaliado tem conduzido à formação de profissionais críticos, reflexivos e preparados para atender às demandas exigidas pelo Sistema Único de Saúde, entretanto, apresenta algumas fragilidades que indicam a necessidade de ações que aprimorem a efetivação dos princípios de interdisciplinaridade e flexibilização curricular e que promovam o desenvolvimento de certas habilidades e competências específicas do nutricionista e a revisão da matriz curricular.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2018-06-05
Cómo citar
Carneiro, A. C. L. L., Mendes, L. L., & Gazzinelli, M. F. (2018). Avaliação curricular: a perspectiva de egressos de um curso de nutrição. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2629
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2018 Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro, Larissa Loures Mendes, Maria Flávia Gazzinelli
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.