The teaching-learning process in the construction and application of educational action in the waiting room: experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4675

Keywords:

Educação em Saúde, Salas de Espera, Aprendizagem, Atenção Primária à Saúde, Ensino

Abstract

Objective: To report the teaching-learning process in the construction and application of educational action in the waiting room of a basic health unit. Method: Experience report performed by the Blended Learning method, with approach by constructivism and analyzed through activity theory. It was executed between July and September 2021 by the Federal University of Pará. Participants were students of the third semester, professor and graduate student of Nursing. Results: It is structured in 3 Phases: Literature Review, Development and construction of educational technologies and Application in the health service. Group activities were identified as potential strategies, with active methodologies, playful, mediated by interactions and for knowledge reconstruction. Planning followed the key factors: content, process and form. Final Considerations: The experience pointed out that actions in the waiting room can be mediated by active methodologies based on technological interactions and the key points of teaching-learning.

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Author Biographies

Will da Silva Pacheco, Universidade Federal do Pará

Discente de Iniciação cientifica e extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa EDUGESPEN. Graduando em Enfermagem.

Gabriela Pamplona Cardoso, Universidade Federal do Pará

Discente de extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Graduanda em Enfermagem.

Thalyta de Amaral de Almeida, Universidade Federal do Pará

Discente de extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Graduanda em Enfermagem.

Jainara de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Foi Bolsista de Iniciação cientifica e bolsista de extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa EDUGESPEN.

Nyvia Cristina dos Santos Lima, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Pará

Possui graduação em BACHARELADO EM ENFERMAGEM pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ (2009-2012). Atualmente é discente regular do curso de MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM do Programa de Pós- graduação em enfermagem da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Linha de pesquisa: Politicas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico. Possui o curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NEONATAL realizado na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2017- 2019) e ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2019-2021). Exerceu a função de enfermeira analista de gestão de leitos no Hospital Pediátrico Unimed (01/09/2016 até 30/10/2019). Atuou como enfermeira assistencial no Hospital de Clinicas Gaspar Vianna de 2013 a 2015. Realizou estágio extracurricular (Área de atuação: Enfermagem na Atenção Primária à Saúde) na Unidade de Saúde da Família Elo II, Polo II (2015). Atuou como docente temporária do curso técnico de enfermagem, no ano de 2013 na escola Enfertec (Disciplinas: Higiene e Profilaxia/ Enfermagem Pediátrica) e na instituição de ensino Albert Einstein (Disciplina: Fundamentos). Atuando no momento como ENFERMEIRA REGULADORA na CENTRAL DE LEITOS- UNIMED BELÉM.

Nádile Juliane Costa de Castro, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA/2007). Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA/2019). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA/2010). Especialista em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde por meio da Faculdade de Enfermagem. Docente Permanente do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Tem interesse nas seguintes áreas: Processos de ensino-aprendizagem; Formação de enfermeiros indígenas e quilombolas; Tecnologias Educacionais e Atenção à Saúde dos povos indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas Possui experiência na assistência e gerência em atenção básica à saúde com ênfase em saúde coletiva com populações tradicionais na saúde da família multiprofissional indígena e por meio do Polo Indígena de Tucuruí (PA). Foi gerente dos serviços de IST/AIDS em Unidade Especial de Saúde do Município de Benfica (PA) e enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esteve coordenadora técnica de ensino profissionalizante em curso técnico de enfermagem. Atuou em pesquisa experimental com leishmanioses pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) entre os anos de 2005 a 2007 e posteriormente com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) nos anos de 2008 a 2010. Foi bolsista de iniciação científica e mestrado pelo CNPQ e CAPES pelo doutorado.

Published

2023-06-06

How to Cite

Pacheco, W. da S., Cardoso, G. P., Almeida, T. de A. de, Araújo, J. de S., Lima, N. C. dos S., & Castro, N. J. C. de. (2023). The teaching-learning process in the construction and application of educational action in the waiting room: experience report. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4675

Issue

Section

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica