O processo ensino-aprendizagem na construção e aplicação de ação educativa em sala de espera: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4675

Palabras clave:

Educação em Saúde, Salas de Espera, Aprendizagem, Atenção Primária à Saúde, Ensino

Resumen

Objetivo: Relatar o processo de ensino-aprendizagem na construção e aplicação de ações educativas na sala de espera de uma unidade básica de saúde. Método: Relato de experiência executado pelo método Blended Learning, com abordagem pelo construtivismo e analisada por meio da Teoria da Atividade. Foi executada entre julho e setembro de 2021 pela Universidade Federal do Pará. Participaram discentes do terceiro semestre de graduação em enfermagem, docente e discente de pós-graduação de Enfermagem. Resultados: Apresenta-se estruturado em 3 etapas: Revisão da Literatura, Desenvolvimento e construção das tecnologias educacionais e Aplicação no serviço de saúde. Identificou-se como potenciais estratégias as atividades em grupo, com metodologias ativas, lúdicas, mediadas por interações e para reconstrução do conhecimento. O planejamento seguiu os fatores-chave: conteúdo, processo e forma. Considerações Finais: A experiência apontou que ações em sala de espera podem ser mediadas por metodologias ativas a partir de interações tecnológicas e dos pontos-chave do ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Will da Silva Pacheco, Universidade Federal do Pará

Discente de Iniciação cientifica e extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa EDUGESPEN. Graduando em Enfermagem.

Gabriela Pamplona Cardoso, Universidade Federal do Pará

Discente de extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Graduanda em Enfermagem.

Thalyta de Amaral de Almeida, Universidade Federal do Pará

Discente de extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Graduanda em Enfermagem.

Jainara de Souza Araújo, Universidade Federal do Pará

Enfermeira. Foi Bolsista de Iniciação cientifica e bolsista de extensão universitária da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa EDUGESPEN.

Nyvia Cristina dos Santos Lima, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Pará

Possui graduação em BACHARELADO EM ENFERMAGEM pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ (2009-2012). Atualmente é discente regular do curso de MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM do Programa de Pós- graduação em enfermagem da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Linha de pesquisa: Politicas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico. Possui o curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NEONATAL realizado na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2017- 2019) e ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2019-2021). Exerceu a função de enfermeira analista de gestão de leitos no Hospital Pediátrico Unimed (01/09/2016 até 30/10/2019). Atuou como enfermeira assistencial no Hospital de Clinicas Gaspar Vianna de 2013 a 2015. Realizou estágio extracurricular (Área de atuação: Enfermagem na Atenção Primária à Saúde) na Unidade de Saúde da Família Elo II, Polo II (2015). Atuou como docente temporária do curso técnico de enfermagem, no ano de 2013 na escola Enfertec (Disciplinas: Higiene e Profilaxia/ Enfermagem Pediátrica) e na instituição de ensino Albert Einstein (Disciplina: Fundamentos). Atuando no momento como ENFERMEIRA REGULADORA na CENTRAL DE LEITOS- UNIMED BELÉM.

Nádile Juliane Costa de Castro, Programa de Pós- Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Pará

Graduada em Enfermagem (Escola de Enfermagem Magalhães Barata/UEPA/2007). Doutora em Ciências: socioambientais (NAEA/UFPA/2019). Mestre em Doenças Tropicais (NMT/UFPA/2010). Especialista em Saúde Publica e metodologia do ensino de artes. Docente da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Saúde por meio da Faculdade de Enfermagem. Docente Permanente do Programa de Pós graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPA). Tem interesse nas seguintes áreas: Processos de ensino-aprendizagem; Formação de enfermeiros indígenas e quilombolas; Tecnologias Educacionais e Atenção à Saúde dos povos indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas Possui experiência na assistência e gerência em atenção básica à saúde com ênfase em saúde coletiva com populações tradicionais na saúde da família multiprofissional indígena e por meio do Polo Indígena de Tucuruí (PA). Foi gerente dos serviços de IST/AIDS em Unidade Especial de Saúde do Município de Benfica (PA) e enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Esteve coordenadora técnica de ensino profissionalizante em curso técnico de enfermagem. Atuou em pesquisa experimental com leishmanioses pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) entre os anos de 2005 a 2007 e posteriormente com o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) nos anos de 2008 a 2010. Foi bolsista de iniciação científica e mestrado pelo CNPQ e CAPES pelo doutorado.

Publicado

2023-06-06

Cómo citar

Pacheco, W. da S., Cardoso, G. P., Almeida, T. de A. de, Araújo, J. de S., Lima, N. C. dos S., & Castro, N. J. C. de. (2023). O processo ensino-aprendizagem na construção e aplicação de ação educativa em sala de espera: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i1.4675

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica