A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem

Autores/as

  • Jeane Barros de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL
  • Liane Colliselli Universidade Federal Fronteira Sul
  • Valéria Silvana Faganello Madureira Universidade Federal Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1227

Palabras clave:

Enfermagem, Aprendizagem baseada em problemas, Docentes, Avaliação educacional

Resumen

Objetivo: compartilhar a experiência desenvolvida através de uma gincana teórica como estratégia de avaliação no processo ensino aprendizagem. Método: Os acadêmicos foram divididos em grupos, onde desenvolveram atividades previamente estabelecidas no início do semestre. No último dia de aula, os grupos apresentaram suas produções e participaram ativamente da gincana, com perguntas referentes aos conteúdos trabalhados e brincadeiras interativas. Resultados: Constatou-se a importância do lúdico no desenvolvimento e avaliação dos conteúdos, uma vez que possibilitou aos estudantes a participação ativa na construção do conhecimento, através do aprofundamento dos conteúdos, da reflexão e interação com os colegas da equipe. Conclusão: Considera-se relevante a utilização do lúdico como ferramenta didática no processo ensino aprendizagem, possibilitando ao estudante o protagonismo na construção do seu conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeane Barros de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL

Enfermeira. Doutora em Ciencias. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Chapecó

Liane Colliselli, Universidade Federal Fronteira Sul

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Graduaçao em Enfermagem da Universidade Federal Fronteria Sul - Campus Chapecó

Valéria Silvana Faganello Madureira, Universidade Federal Fronteira Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Chapecó

Publicado

2017-07-08

Cómo citar

Souza, J. B. de, Colliselli, L., & Madureira, V. S. F. (2017). A utilização do lúdico como estratégia de inovação no ensino da enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1227

Número

Sección

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica