A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual

Autores/as

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Soraya Maria de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • José Carlos Amado Martins Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra – Portugal
  • Bertha Cruz Enders Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marília Souto de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1928

Palabras clave:

Simulação, Ensino de enfermagem, Formação de conceito.

Resumen

Objetivo: analisar o conceito simulação no ensino de enfermagem. Método: trata-se de uma análise de conceito, seguindo o método de Walker e Avant, na qual foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Base de Dados de Enfermagem e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Amostra final foi de 17 estudos. Resultados: O conceito elaborado para simulação no ensino de enfermagem foi: uma estratégia de ensino que utiliza-se de tecnologias, replicando cenários simulando a prática, em ambiente controlado e realista, onde o estudante participa ativamente do processo de ensino e aprendizagem, almejando praticar exaustivamente, aprender, refletir e avaliar produtos e processos. Conclusão: os achados auxiliam na construção de instrumentos de pesquisas e a compreensão na área de investigação do fenômeno estudado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Soraya Maria de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Doutora. Professora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós Graduação. Natal, RN - Brasil.

José Carlos Amado Martins, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra – Portugal

Doutor em Ciências de Enfermagem. Professor Coordenador na Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESENFC - Coimbra – Portugal

Bertha Cruz Enders, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora. Professor Titular, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós Graduação. Natal, RN - Brasil.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Marília Souto de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Estudante da Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Publicado

2018-07-16

Cómo citar

Costa, R. R. de O., Medeiros, S. M. de, Martins, J. C. A., Enders, B. C., Lira, A. L. B. de C., & Araújo, M. S. de. (2018). A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1928

Número

Sección

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura