O uso de realidade virtual no cateterismo intravenoso periférico em crianças/adolescentes: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4960

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Cateterismo Venoso Periférico, Enfermagem, Criança, Adolescente

Resumo

Objetivo: descrever a experiência do uso da realidade virtual no cateterismo intravenoso periférico em crianças/adolescentes. Método: participaram do estudo 161 crianças/ adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, em atendimento em um pronto socorro, que utilizaram um óculos de realidade virtual durante procedimento de cateterismo intravenoso periférico. Foi utilizada a Escala de Faces Revisada, com valores entre 0-10 para verificar a percepção da dor. Resultados: os relatos dos participantes foram majoritariamente positivos, com apenas 7(4,7%) solicitações de retirada do óculos. Houve relato de nível 0 de dor em 51(33,1%) dos que utilizaram o óculos durante todo o procedimento. Conclusão: a realidade virtual é um recurso que pode ser utilizado como distração durante o cateterismo intravenoso periférico. Para os discentes, houve reflexão sobre o tratamento adequado de enfermagem em pediatria, além do desenvolvimento de habilidades de comunicação e senso crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Fernandes Albeirice Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM), editada pela Universidade Federal de São João del-Rei, tem como missão a divulgação da Ciência da Enfermagem e da Saúde, através da publicação de resultados de pesquisas científicas, de autores brasileiros e de outras nacionalidades. Recebe artigos originais, desenvolvidos por métodos quantitativos, qualitativos, mistos, reflexões, revisões sistematizadas e relatos de experiência. Os estudos devem, necessariamente, trazer contribuições para a ciência e/ou prática de enfermagem e/ou saúde.<strong>ISSN: 2236-6091</strong>.

Thayna Karoliny da Maia Ribeiro, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Discente de Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Endereço: Rua Pavão 1402 ap 602. CEP 89220-618. Joinville, SC, Brasil.

Ingrid Rebeca Rodrigues Pinheiro, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Discente de Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Endereço: Rua Luiz Bachtold 411 ap 203 CEP 89220-360. Joinville, SC, Brasil.

Lorena Sttefany Guimarães dos Santos, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Joinville

Discente de Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Endereço: Rua Albatroz, n° 383 ap 304 CEP 89220-600. Joinville, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Rocha, P. F. A., Ribeiro, T. K. da M., Pinheiro, I. R. R., & Santos, L. S. G. dos. (2023). O uso de realidade virtual no cateterismo intravenoso periférico em crianças/adolescentes: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 13. https://doi.org/10.19175/recom.v13i0.4960

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica